O INSS é a sigla de INSTITUTO NACIONAL DE SEGURIDADE SOCIAL, foi criado em 27/06/1990, como autarquia vinculada ao então Ministério da Previdência e Assistência Social – MPAS.
Antes de 1990, nós tínhamos o INPS – Instituto Nacional de Previdência Social.
Para estar vinculado ao INSS há necessidade de realizar contribuições mensais e estar filiado.
O INSS caracteriza-se como uma organização pública prestadora de serviços previdenciários para a sociedade.
Ao INSS compete operacionalizar:
a) o reconhecimento do direito, a manutenção e o pagamento de benefícios e os serviços do Regime Geral de Previdência Social – RGPS;
b) o reconhecimento do direito, a manutenção, o pagamento de benefícios assistenciais;
c) o reconhecimento do direito e a manutenção das aposentadorias e das pensões do Regime Próprio de Previdência Social da União – RPPU.
Entre as responsabilidades do INSS as que mais nos interessam são a administração, concessão e pagamentos de benefícios previdenciários.
Benefícios que são:
a) aposentadorias;
b) benefícios por incapacidade temporária;
c) pensão por morte;
d) auxílio-reclusão;
e) auxílio maternidade;
f) BPC.
Resumidamente, o INSS é o principal responsável pela administração, concessão e pagamento dos benefícios previdenciários.
Caso você tenha mais interesse sobre o INSS, aconselho você a entrar no site do INSS (https://www.gov.br/inss/pt-br), além de verificar quais são os valores, missão e visão que eles desejam passar a todos da população brasileira, poderá, também, conhecer um pouco mais da autarquia responsável pelo pagamento de sua aposentadoria.